Como estudar assuntos difíceis?

A chave para o estudo
Existe alguma chave mágica capaz de nos fazer aprender, com facilidade, assuntos difíceis?
Da mesma forma que ao se praticar um esporte é necessário ter uma técnica apropriada, tanto para se conquistar bons resultados quanto maximizar o desempenho, para estudar também é preciso uma boa técnica.

A fórmula pura e simples de memorização por repetição provou-se inadequada. Somos capazes de guardar as informações desde que o nosso estudo faça sentido para nós mesmos.
Assim, sugerimos que comece da seguinte forma:

1. Visão geral – veja o que você vai estudar

Dê uma leitura primeiro no que vai estudar, se o material for extenso passe pelo título dos capítulos, criando um fio condutor entre os assuntos.
O que dará à você uma ideia do que vem pela frente.

2. Resuma pra entender, entender pra resumir

Explique pra si mesmo o que estudou ou leu. Faça resumos, uso de mnemônicos (texto, gráficos, desenhos, músicas), crie ligações com a realidade do seu dia a dia. Se algo não ficou claro recorra ao material. Você precisa entender o que acabou de ler. Se mesmo assim não está fácil, recorra à ajuda externa (colega, amigo, professor, internet). Pode marcar o texto que resume àquela parte do estudo (destaque/sublinhe apenas as palavras-chave). Quando for revisar, as marcações ajudam a relembrar o assunto sem ter que ler tudo outra vez.

3. Exercitar e testar pra garantir

Faça exercícios. Pratique e revise sempre que puder. Depois faça sua autoavaliação pra garantir que entendeu mesmo o que estudou. Lembre das marcações e dos mnemônicos como forma de fixar na memória a matéria.

4. Disciplina

Estude no mesmo horário e um pouco todos os dias. Como se você estivesse construindo uma corrente, um elo de cada vez. As pausas a cada 20 minutos e a pausa maior, que é uma boa noite de sono, garantem que seu cérebro descanse e está ótimo para a próxima etapa.

Bom estudo.

Comments are closed